O que avaliar antes de comprar um eletrodoméstico: tamanho, potência e funções

A compra de um eletrodoméstico é uma decisão que deve ser tomada com planejamento e análise, especialmente quando se trata dos mais duradouros. Falamos aqui de refrigeradores, máquinas de lavar, fogões e outros equipamentos que vão trazer enorme ganho de tempo e de dinheiro, graças à sua alta durabilidade. 

Se você quer adquirir um novo item para a sua casa, é essencial considerar vários aspectos. Caso você deixe de fazer uma análise criteriosa, pode cair em dois erros: pagar caro demais em um eletrodoméstico com funções desnecessárias; ou pagar “barato”, que sairá caro, por um equipamento que vai trazer custos e dor de cabeça em outras áreas.

Nesse sentido, você deve ficar atento a aspectos como tamanho, potência e funções disponíveis, além de verificar a eficiência energética do modelo escolhido. E, caso tenha dúvidas de como fazer isso, não se preocupe: escrevemos o conteúdo abaixo exclusivamente para ajudá-lo a fazer a melhor escolha.

O que avaliar antes de comprar um eletrodoméstico: tamanho, potência e funções
O que avaliar antes de comprar um eletrodoméstico: tamanho, potência e funções

Meça o espaço disponível

Antes de comprar um eletrodoméstico, é imprescindível medir o espaço onde ele será instalado. Esse fator ganha ainda mais importância caso você more em um local com pouco espaço, como uma quitinete, um flat ou um apartamento pequeno.

Geladeiras, máquinas de lavar, fogões e outros itens possuem dimensões variadas. E, se você não quiser ter a dor de cabeça de trocar o seu eletrodoméstico por falta de espaço, meça bem o local onde o seu produto vai ficar.

Use uma fita métrica para verificar a largura, a altura e a profundidade do espaço disponível. Anote as medidas em um papel e, com elas em mãos, faça a pesquisa do equipamento que melhor se encaixa (literalmente) no seu cômodo.

Porém, há algo muito importante para se atentar: jamais leve em conta a medida exata que você tirou. Considere uma margem extra para ventilação e abertura de portas ou tampas. Por exemplo, se o espaço da sua geladeira tem 65 cm de largura, compre uma geladeira que tenha 55 cm, para que fique um espaço livre para a abertura de portas e a circulação de ar, impedindo danos por superaquecimento do motor.

Verifique a potência necessária

A potência de um eletrodoméstico determina tanto seu desempenho como também seu consumo de energia. Na maioria das vezes, um equipamento mais potente significa um desempenho superior.

Isso vale para aspiradores de pó e liquidificadores, cujos modelos mais potentes podem até consumir mais energia. Só que eles também fazem suas funções com mais eficiência e menos tempo, o que vai acabar economizando mais na sua conta.

Já em se tratando de geladeiras e ares-condicionados, eles devem equilibrar potência e eficiência para não gerar gastos excessivos na conta de luz. O ideal é que você sempre compre equipamentos que tenham selo Procel nível A, que representa a maior eficiência com menor consumo de energia.

Avalie as funções adicionais

Atualmente, muitos eletrodomésticos possuem funções extras que agregam praticidade e tecnologia ao dia a dia. Máquinas de lavar modernas, por exemplo, oferecem ciclos diferenciados de limpeza que ajudam a remover sujeiras persistentes e que, ao mesmo tempo, preservam a qualidade das roupas. 

Já as geladeiras de último modelo contam até com Inteligência Artificial para se tornar verdadeiras “gestoras” da sua cozinha. Você pode usar essas funções para fazer a geladeira cumprir diversas tarefas que facilitam as suas compras diárias:

  • fornecer lembretes de alimentos que estão prestes a vencer;
  • listar os produtos da geladeira e programá-la para avisar quando algo está faltando – ou perto de acabar;
  • comandar a geladeira para fazer uma lista de compras e enviar direto para o seu smartphone.

Essas funções adicionais podem ser muito úteis se você tem uma rotina corrida e não conta com tempo para fazer listas. No entanto, veja se vale a pena pagar um preço mais elevado para ter um equipamento com funções tão modernas.

Compare a eficiência energética

A etiqueta do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), fornecida pelo INMETRO, é um excelente guia para verificar a eficiência energética de um eletrodoméstico. Como vimos anteriormente, eletrodomésticos com classificação A consomem menos energia e ajudam a reduzir os gastos na conta de luz.

Por isso, reforçamos aqui que você deve dar preferência a eletrodomésticos com selo Procel de eficiência energética. Mesmo aqueles que possuem alto consumo de energia, como chuveiro elétrico ou ar-condicionado, podem pesar muito menos na conta se tiverem esse selo.

Além disso, compare o consumo em kWh/mês informado na etiqueta e veja quantas horas de uso por dia equivale àquele consumo. Se você utiliza um equipamento por muito tempo no dia (como ar-condicionado), sempre prefira a versão econômica.

Por fim, como prevenir é melhor que remediar, você deve verificar se a marca do eletrodoméstico que está comprando tem uma rede autorizada. Dê preferência a produtos que possuem assistências técnicas espalhadas por várias cidades do país, pois isso pode evitar problemas futuros caso o aparelho precise de manutenção.