Como reunir a família grande sem gerar transtornos?

Este artigo te mostra um conteúdo completo com dicas certeiras para reunir a família de maneira fantástica

Como reunir a família grande sem gerar transtornos?
Como reunir a família grande sem gerar transtornos?

Reunir a família é sempre uma verdadeira missão, às vezes parece impossível conseguir reunir todos os membros da família em um encontro, mas calma que tem solução. Com um pouco de planejamento e preparação, você pode ter uma reunião familiar incrível, criando novas memórias e celebrando a história da família da qual você faz parte. 

Em uma reunião de família, o mais importante é garantir que todos se divirtam e que o maior número de pessoas compareça ao evento. Além disso, para garantir a diversão de todos, pense no que cada um gosta e entre em um consenso sobre o que não deve faltar para que todos fiquem felizes. 

Se você não deseja passar o dia inteiro cozinhando pratos muito elaborados, uma ideia é fazer um churrasco e pedir para os convidados levarem os pratos que costumam fazer parte desse momento, como a maionese, uma boa farofa e aquele arroz soltinho. Para garantir o melhor churrasco, não se esqueça de ter em mãos um kit churrasco e escolher os melhores cortes de carne. 

Vai reunir a sua grande família para uma reunião divertida e especial? Confira abaixo algumas dicas que são certeiras para fazer isso dar certo e no final ter ótimas lembranças desse momento. 

1 – Planeje a ocasião com antecedência 

Para ter uma reunião de família incrível, a organização é o ponto central, ainda mais quando você tem tempo suficiente para pensar em tudo. Por isso, defina tudo com bastante antecedência, o local, a hora, o que cada pessoa deve levar, mas não se esqueça de levar em consideração a disponibilidade de cada um que confirmou presença, assim todos conseguem se programar da melhor forma. Planejar com antecedência também vai te ajudar a lidar com possíveis imprevistos, como ajustes na alimentação ou nas atividades preparadas para esse momento. 

2 – Divida as responsabilidades 

Não deixe que toda responsabilidade do encontro fique só com você, peça ajuda aos familiares para que as tarefas sejam divididas. Quem pode levar algum prato de comida ou alguma bebida, quem pode ajudar com o momento da limpeza e da decoração, caso tenha. Essa colaboração faz com que todas as pessoas se sintam parte da ocasião e ajuda a aliviar a tensão da organização.    

3 – Defina um local adequado 

O espaço escolhido para a reunião familiar deve comportar todos de maneira confortável. Se a casa não for muito grande, considere alugar um salão ou até mesmo fazer o evento ao ar livre. Por isso, não esqueça de verificar se há cadeiras e mesas suficientes, além da área reservada para que as crianças possam se divertir, assim os adultos conversam com mais tranquilidade. 

4 – Monte um cardápio variado e colaborativo 

É sempre difícil agradar todos os gostos nesse tipo de reunião familiar, mas para que tudo dê certo, monte um cardápio variado e leve em consideração restrições alimentares e preferências. Uma solução para isso é montar um cardápio colaborativo, em que cada um leva um prato, contribuindo com a refeição que será servida. Dessa maneira, vai ter uma grande variedade de opções e o custo da alimentação não fica com uma pessoa só.  

5 – Organize atividades 

Como estamos falando de uma reunião familiar com muitas pessoas, é interessante e importante pensar em algumas atividades para manter todos entretidos. Jogos de tabuleiro são sempre uma ótima pedida. Ah, brincadeiras para as crianças também não podem faltar! Como exemplo, um bom jogo de cartas sempre deixa tudo animado. O importante é criar um espaço de competição saudável, criando uma atmosfera de leveza e diversão.