Descobriu que vai receber um novo integrante na família em breve? Saiba como montar o enxoval para o bebê e, assim, garantir conforto e segurança para ele
Após muita preparação, você recebeu a notícia de que vai ganhar um filho. O bebê mal nasceu e já começam as primeiras tarefas, desde acompanhamento pré-natal até a preparação do enxoval.
Esses são momentos inesquecíveis e considerados deliciosos por muitos pais, especialmente aqueles que estão tendo o primeiro filho. Por isso, saiba como montar o enxoval e conseguir compras com desconto, garantindo o máximo de conforto e segurança para o pequeno.
Planejamento e organização
O primeiro passo, especialmente para quem vai ter filho pela primeira vez, é: faça uma lista dos itens que precisarão ser comprados, separando-os por categorias (roupa, alimentação, higiene, quarto etc.).
Mantenha o foco e tenha em mente um orçamento máximo que você poderá gastar para não se endividar nem comprar itens em excesso. É comum ouvir pais contando que compraram vários produtos e não usaram boa parte deles. Evite isso, pois além de poupar trabalho e dinheiro, você evita que o quarto do bebê fique desorganizado pelo excesso de coisas.
Antes de sair comprando, pesquise algumas marcas e lojas, compare preços e veja os tipos de produtos melhor avaliados para recém-nascidos. Para itens de higiene, veja quais ingredientes são contra indicados para bebês e priorize produtos que não causem alergias. Vale lembrar que é recomendado comprar aos poucos, porque você vai conviver com o bebê e poderá perceber o que ele usa e quais itens devem ser comprados futuramente.
Roupas
A primeira dica na hora de comprar roupas é: não exagerar e evitar comprar muitas peças de recém-nascido. Vale diversificar nos tamanhos e comprar também peças P e até M, já que os bebês crescem rapidamente. É comum ouvir cuidadores dizendo que “a criança perdeu várias roupas” em poucos meses.
Além disso, busque tecidos confortáveis e naturais, principalmente os de algodão, que são adequados para a pele sensível do bebê. Também é importante buscar peças simples de vestir, com abertura frontal, como macacões e bodies. Tudo isso facilita na troca de roupas cotidianas e incomoda menos o bebê. Entre as roupas, lembre-se de acessórios como meias, toucas, casacos, mantas e cobertores.
Itens de higiene
Preparar o enxoval inclui buscar os produtos de higiene para o recém-nascido, tais como banheira (de preferência com suporte para evitar desconforto ao dar o banho), esponjas suaves, toalhas com capuz, sabonetes, xampu e condicionador (sem parabenos nem fragrâncias fortes), creme para o corpo, termômetro de banheira (para verificar a temperatura da água), fraldas e lenços umedecidos hipoalergênicos.
Outros produtos são importantes para garantir a saúde do bebê, como pomada para assaduras, cortador de unhas específico para bebês, escova de cabelo suave, termômetro digital, aspirador nasal, algodão e cotonetes.
Alimentação
Um enxoval também requer itens que permitam a alimentação, com destaque para mamadeiras e escovas para lavá-las, bem como esterilizador de mamadeiras. Esses itens podem parecer dispensáveis, mas facilitam muito a higienização das mamadeiras.
No enxoval, inclua itens que facilitem a amamentação para as mães. Como, por exemplo, os sutiãs de amamentação, os absorventes de seio (laváveis ou descartáveis), a almofada de amamentação (para dar mais conforto e facilitar a manutenção da posição), e, se houver necessidade, concha ou protetor de mamilo.
Móveis e transporte
Existem vários móveis que devem estar no quarto do bebê. O moisés é um berço portátil que pode ser colocado ao lado da cama dos pais e pode dar a eles mais segurança nos primeiros meses. Ao escolher o berço, procure os modelos que atendem às normas de segurança, sem elementos que tragam riscos ao bebê.
Ao preparar o espaço para o bebê dormir, busque um protetor de colchão impermeável, que ajudará a manter o colchão limpo se houver vazamentos da fralda. Lembre-se do trocador e dos organizadores (onde você vai armazenar e acessar facilmente fraldas, lenços umedecidos e pomadas), além de lixeira com pedal (que facilita na hora de trocar as fraldas e impede que o ambiente fique com odores desagradáveis). Por fim, escolha um carrinho leve e fácil de manusear, que caiba no porta-malas do carro para facilitar o transporte.
Leave a Comment