O SEO é, sem dúvida, uma das estratégias mais cobiçadas dentro do marketing digital, ainda mais porque a ação de realizar buscas se tornou um dos comportamentos interinamente integrados ao processo de compra de quem está visitando um site. Exatamente por isso, é natural que todas as marcas queiram aparecer quando o assunto é o resultado de pesquisas por assuntos relacionados a seus produtos e serviços.
Isso vai muito além de criar um conteúdo de qualidade; é pensar em estratégias e ter muita atenção para que o resultado seja o melhor possível. Se você possui um site e já se perguntou por que ele não aparece nas primeiras colocações nos mecanismos de busca, isso é um sinal de que você precisa investir em SEO e evitar determinadas coisas. Assim, você necessita ajudar o mecanismo utilizado a encontrar o seu domínio.
O primeiro passo é compreender que todos que possuem um site querem estar em primeiro lugar no Google ou em qualquer outro mecanismo de busca que os usuários utilizam. E é nesse momento que o SEO entra com técnicas que ajudam o site a melhorar, mas de forma orgânica. Além disso, vale a pena levar em consideração uma lista com alguns problemas que podem acabar impedindo o seu site de ter um bom ranqueamento.
Abaixo, você confere uma lista com alguns problemas que deve evitar e que costumam prejudicar a colocação dos sites nos resultados de busca.
Conteúdo de baixa qualidade
Um conteúdo de baixa qualidade pode ser um dos fatores determinantes para que o seu site tenha um ranqueamento ruim nos resultados de pesquisa. Conteúdos não originais, duplicados e sem informação são exemplos de conteúdos que impedem que um site chegue ao topo. Então, garanta que isso não aconteça com o seu próprio domínio. O mais recomendado é sempre prezar pela qualidade dos conteúdos que você está disponibilizando para os usuários, já que isso conta muito na experiência deles.
Palavras-chave em excesso
O excesso e a repetição de palavras-chave também podem ser um problema para o seu site e pode acabar prejudicando a posição dele nos mecanismos de busca. Essa modalidade de estratégia é completamente reprovada e considerada como o que chamamos de web spam. Aliás, esse excesso de palavras-chave é visto como uma tentativa de manipular os próprios mecanismos de pesquisa.
Site lento demais
Sim, a velocidade do seu site também pode acabar influenciando no posicionamento do domínio nos resultados de pesquisa. Na maioria das vezes, um site mais lento, que demora para carregar os conteúdos e trava com facilidade, pode fazer o usuário desistir de uma possível compra, o que não é nada bom, porque esse poderia ser um futuro cliente disposto a recomendar seus produtos e serviços. Por isso, previna esse tipo de problema contratando um serviço de hospedagem de qualidade.
Não investir em link building
Quando o assunto é melhorar o posicionamento do seu site, é preciso pensar além da qualidade dos conteúdos, apesar disso também ser muito importante. É necessário expandir a sua área de atuação, construindo uma rede de backlinks, e isso só pode ser feito de verdade usando uma estratégia de link building. Lembre-se, quanto maior a confiança sobre o seu conteúdo, mais relevância o seu site vai ter.
Menosprezar o SEO local
Essa é uma ação que costuma passar despercebida, mas que faz grande diferença em qualquer site. Caso você possua um negócio local, é sempre interessante montar uma ficha para a sua empresa no Google Meu Negócio, já que isso contribui para que o seu conteúdo se torne cada vez mais relevante e apareça com mais frequência nos resultados de busca, o que, consequentemente, proporciona situações que aumentam a sua lucratividade.
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